Roma – Itália

Roma é uma das nossas cidades e daquelas que vamos voltar as vezes que forem precisas. Em cada visita vemos algo novo, sensações novas e, também, em alturas diferentes da nossa vida.

Roma – Roteiro 6 Dias

Dia 1
Desta vez, foi a nossa quarta vez em Roma, foi após um cruzeiro de 11 dias e a primeira saída internacional após a pandemia. Roma estava diferente, o Mundo estava diferente e ainda bem que o fizemos. Decidimos visitar com a calma que ela merece, sem pressas e com mais atenção aos detalhes. É esta a viagem que estamos a partilhar convosco.
Após chegada, fomos passear pela cidade com destino ao Palácio Barberini, vimos apenas por fora. É possível a visita, mas a reserva tem que ser feita online (pelo menos na altura era). Podes reservar por aqui.

Ficamos encantados com a Fontana del Tritone na Piazza Barberini e aproveitamos para visitar o Hard Rock Cafe Roma, o sítio do costume, seja em que cidade for.
Continuamos a nosso passeio até à Trinità dei Monti, é possível visitar o interior da igreja e o seu átrio tem uma vista espetacular para a cidade, de onde descemos as Scalinata di Trinità dei Monti até chegar à Piazza di Spagna. De lá, seguimos pela Via del Babuino até à Piazza del Popolo, que nos faz lembrar o filme “Anjos e Demónios”. Seguimos pela Via del Corso, até ao icónico Panteão e à deslumbrante Piazza Navona, perto do nosso hotel “Martis Palace Hotel“.

O nosso primeiro dia, neste regresso, a Roma:


Dia 2:
No segundo dia, fomos a pé do Martis Palace Hotel até à Basílica de São Pedro, passando pela Piazza Navona, Ponte de Santo Ângelo, Castelo de S’ Angelo.
Sem pressas e com poucas pessoas, passamos três horas dentro da Basílica, absorvendo cada detalhe e saímos de lá com uma sensação de paz. Aquele lugar é verdadeiramente marcante, independentemente das crenças individuais. Por estarmos próximos ao Natal, a Árvore e o Presépio do Vaticano estavam a ser montantes e havia uma exposição com presépios de todo o mundo. Foi uma experiência incrível.
À noite, ainda tivemos tempo para passar pela Fontana de Trevi e pelo Panteão. Desfrutamos da beleza e grandiosidade desses locais. Para encerrar o dia, jantamos no restaurante Il Convivio Troiani, desfrutando de uma refeição deliciosa e aconchegante.
Este segundo dia em Roma foi muito importante para nós. Além de comemorar nosso aniversário de casamento, vivemos momentos inesquecíveis, desde a visita à Basílica de São Pedro até as experiências natalícias e os passeios noturnos pelos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade. Foi um dia repleto de encanto, beleza e celebração.

O nosso segundo dia:

Dicas de outras viagens:

  • A entrada na Basílica é gratuita, podes apanhar grandes filas.
  • Subida à Duomo da Basílica (com uma vista deslumbrante), ao todo são 550 degraus. (existe um elevador para subir parte do caminho até a cúpula da Basílica de São Pedro. O elevador leva-nos até o nível do terraço, que oferece uma vista panorâmica da igreja e de Roma. A partir desse ponto, ainda é necessário subir cerca de 320 degraus para chegar ao topo da cúpula.) (Reserve Aqui)
  • Os Jardins do Vaticano são um refúgio verdejante e sereno, localizado dentro dos muros da Cidade do Vaticano. Com uma variedade encantadora de plantas, caminhos sinuosos e monumentos históricos, os jardins são a calma no meio da multidão, e conseguimos perspectivas da Basílica que de outro local não se consegue. (Reserve Aqui)
  • E claro o Museu do Vaticano, com dois caminhos possíveis (dependendo do tempo disponível), mas ambos passam pela magnifica Capela Sistina e acabam dentro da Basílica. Dependendo da altura do ano, também é possível visita noturna, o que aconselhamos muito. (Reserve Aqui)
  • O Castelo de Santo Ângelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano, é uma imponente fortaleza situada na margem direita do rio Tibre. Tem vistas deslumbrantes da cidade, da Ponte S’Angelo e a oportunidade de explorar as suas salas e passagens cheias de história. (Reserve Aqui)
  • Também, é possível visitar o Panteão, hoje uma igreja cristã. Ao entrar no Panteão, os visitantes são cativados pela sua grandeza e beleza, cercados por pilares majestosos e uma atmosfera serena. É um lugar que evoca um senso de reverência e admiração pela grandiosidade da civilização romana e a sua entrada é gratuita.
  • A Fontana de Trevi está sempre disponível, deixe-se perder pelas ruas envolventes. Se for mais de um dia a Roma, visita de manhã bem cedo ou então depois das 17 horas, pois sendo o Porto de Civitavecchia, um dos maiores portos de cruzeiros da Europa, é nessas horas que os visitantes dos cruzeiros estão na cidade. Manda a tradição, se jogar uma moeda (de costas) para a fonte volta à cidade. (Nota: as moedas são recolhidas diariamente para instituições de caridade).

Dia 3:
Neste dia, começamos por explorar a Chiesa di Sant’Antonio dei Portoghesi, uma visita especial em homenagem ao nosso país e que ainda não conhecíamos.
Voltamos até à Piazza del Popolo, para visitar a Igreja de Santa Maria del Popolo, que se tornou uma referência após aparecer no filme “Anjos e Demónios”.
Subimos para a Terrazza del Pincio, com uma vista deslumbrante sobre a Piazza del Popolo e para as suas igrejas e fomos passear pelos jardins da Villa Borghese, com imensos pontos de interesse, como a Passeggiata del Pincio, o Orlogio ad Acqua, a Fontana Rotonda di Villa Borghese, a Fonte de Asclépio e o Arco Romano. O caminho leva-nos de volta à Piazza di Spagna, onde admiramos a Fontana della Barcaccia e a Escadaria de Trinita al Monti.
Mais tarde, fomos ao Coliseu de Roma e ao Arco de Constantino, desta vez só por fora (mas que aconselhamos a visita, podem comprar por aqui).
No regresso ao hotel, percorremos a Via dei Fori Imperiali, lado a lado com o Fórum Romano, onde pudemos sentir as cores vibrantes e toda a vivência única de Roma.
Foi um dia repleto de descobertas e momentos inesquecíveis.

O nosso terceiro dia:

Dicas de outras viagens:

  • O bilhete para visitar Coliseu e Forum Romano é o mesmo.
  • O Forum Romamo, é muito grande e tem pouca sombra, leva água e um chapéu (principalmente em dias de muito calor).
  • Se és fã de “Anjos e Demónios”, há excursões e todo um roteiro pelos locais do filme. Nós fizemos na primeira viagem em 2012, que ainda não temos neste blogue, mas se quiseres, podes encontrar por aqui.

Dia 4:
Este dia foi mais tranquilo, mas também devido ao tempo estar chuvoso.
Pela manhã, visitámos a Igreja de Santo Inácio de Loyola, conhecida pela sua arquitetura barroca, com uma fachada simples e discreta que contrasta com um interior deslumbrante.
Como tempo de chuva, convida a ir a Museus escolhemos a Galeria Doria Pamphilj, localizada na Via del Corso, onde pudemos apreciar obras de mestres como Caravaggio, Velázquez, Tiziano e Bernini.
Almoçamos na Piazza di Spagna, e ainda subimos as famosas escadas Cordonata Capitolina e a Piazza del Campidoglio, desenhadas pelo Michaelangelo. Mesmo ao lado, podemos visitar a
Basilica di Santa Maria in Ara Coeli e os Museus do Capitolio. É nesta praça que termina a visita ao Forum Romano.
Após o jantar, fomos ver a iluminação de Natal das ruas, que acenderam nessa noite, percorremos toda a Via del Corso, desde a Piazza del Popolo até à Piazza Venezia, onde uma enorme árvore de Natal estava montada. Fizemos, ainda, um pequeno desvio pela Via Condotti até à Piazza di Spagna, para apreciar a iluminação festiva.

O nosso quarto dia em Roma:

Dicas de outras viagens:

  • Para os amantes de museus, toda esta zona tem imensos por explorar, com diversas obras de arte e para todos os gostos.
  • O Musei Capitolini, alberga 4 outros museus:
    • Palazzo dei Conservatori
    • Palazzo Nuovo
    • Galleria Lapidaria
    • Tabularium
  • O Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, também, é possível visitar o seu interior e subir ao seu terraço para uma vista fantástica (tem elevador).
  • Roma tem o Roma Pass que oferece acesso gratuito ou com desconto a várias atrações turísticas da cidade, além de permitir a utilização ilimitada do transporte público por um determinado período de tempo (geralmente 48 ou 72 horas). Podes adquiri-lo aqui.

Dia 5:
No quinto dia, visitamos a a Piazza della Rotonda e o Panteão, um antigo templo romano dedicado a todos os deuses. É uma construção impressionante, tanto por dentro como por fora, por isso vale a pena dar uma volta completa para apreciar todos os seus detalhes.
Aqui perto paramos na Piazza Minerva, onde está a estátua do “Elefante e Obelisco”, do escultor italiano Gian Lorenzo Bernini.
Antes do almoço, visitamos a Basilica of Sant’Andrea della Valle, mesmo ao lado do Campo di Fiori, conhecido pelo seu mercado de flores e alimentos frescos, todas as manhãs.
Seguimos ao longo do Rio Tevere até à Isola Tiberina, uma ilha com uma forma peculiar de barco, onde podemos ver a estátua de Giuglia de Pio IX e a Igreja di San Giovanni Lalibita.
Atravessamos o rio e subimos até à Fontana della´Aqua Alta, que proporciona uma vista deslumbrante da cidade. Na descida atravessamos o Jardim Botânico de Roma que vai dar ao Vaticano.

O nosso quinto dia:

Dicas de outras viagens:

  • Entrada no Panteão é gratuita, mas pode estar uma longa fila.
  • La Casa del Caffè Tazza d’Oro – Experimentem o café gelado. De nada!

Dia 6:
No dia do regresso, saímos sem um plano definido e fomos explorando as ruas perto do hotel, até chegar à Via dei Coronari. Atravessamos Ponte de S’Angelo e percebemos que o presépio já estava exposto, então fizemos o desvio até ao Vaticano.
Depois, voltamos pelo Palazzo di Giustizia, atravessamos a Ponte Umberto I, passamos pela Piazza Navona e, finalmente, retornamos ao hotel.
As ruas de Roma são por si só uma maravilha que não se deve perder, sem rumo e destino.

O último dia:

Booking.com